QUEM SOMOS

AF NO MUNDOAF NO BRASILAF EM NATALPOR QUE FALAR FRANCÊS?
Criada em 21 de julho de 1883 por personalidades como Jules Verne e Louis Pasteur, a Aliança Francesa é uma instituição sem fins lucrativos, apolítica e laica, reconhecida de utilidade pública, cujos principais objetivos são a difusão da língua francesa, das culturas francófonas e a promoção da diversidade cultural.

Os valores da Aliança Francesa são a ética, o respeito mútuo, a responsabilidade social e ambiental, o espírito de equipe e o comprometimento. Esses são os seus princípios ao promover o ensino do francês como idioma estrangeiro e ao oferecer atividades culturais francófonas e com artistas locais, reforçando assim os laços entre ambos países.

A rede mundial compreende quase 1.000 estabelecimentos instalados em mais de 130 países, onde estudam 500.000 alunos. Mais de 6 milhões de pessoas participam dos eventos culturais das Alianças Francesas, que se configuram como a rede de centros culturais mais importante do mundo.

Cada centro possui autonomia, porém, todos eles funcionam em estreita relação com a matriz parisiense – a Fondation Alliance Française.

www.fondation-alliancefr.org

No Brasil, a Aliança Francesa está presente há mais de 130 anos e é o único curso de língua francesa reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional Francês e pelo Bureau do Quebec.

Seu primeiro centro foi fundado no Rio de Janeiro, em 1885, apenas dois anos após a criação da sede, em Paris.
 Com os métodos pedagógicos e recursos técnicos mais avançados no ensino da língua, a rede brasileira conta com 40 centros e 9 unidades correspondentes, distribuídos por praticamente todo o país. 
A Delegação Geral do Brasil, que coordena as atividades culturais e os programas de ensino no país, é situada no Rio de Janeiro e tem como responsável atual o Sr. Jean-Paul Lefèvre.]

www.aliancafrancesabrasil.com.br

Centro cultural de referência em estudos e proficiência em língua francesa, a Aliança Francesa de Natal foi fundada em 1957, através da iniciativa do Clube de Francês de Natal, constituído em 1955.

No dia 6 de abril de 1957, em um dos salões da Faculdade de Filosofia de Natal, ocorreu a solenidade de instalação da Associação Cultural Franco-Brasileira de Natal e a posse de sua primeira diretoria. Desde sua criação, tem contribuído enormemente para a difusão da cultura francesa em Natal e para o fortalecimento dos laços de amizade entre os dois países.

A instituição favorece o intercâmbio cultural graças a uma conjunção de fatores em um mesmo ambiente: curso de francês, mediateca, atividades culturais e espaços destinados às artes e à gastronomia, ambos com enfoque na culinária típica francesa e francófona. A maioria dos eventos são abertos à toda a comunidade e as atividades culturais são bilíngues.

O FRANCÊS NO MUNDO

O francês é uma língua global falada em 56 países e em todos os continentes. É um dos idiomas oficiais dos negócios, do esporte, das relações internacionais e dos estudos no exterior. É por isso que o francês é a segunda língua mais ensinada no mundo.

OPORTUNIDADES PROFISSIONAIS

Mais de 600 empresas que utilizam a língua francesa estão instaladas no Brasil, gerando muitas oportunidades profissionais aqui e também no exterior. O domínio do francês, sem dúvida alguma, faz a diferença no mercado de trabalho.

Saiba mais http://www.ccfb.com.br/

APERFEIÇOAMENTO PROFISSIONAL E ACADÊMICO

O francês amplia as opções de aperfeiçoamento profissional e acadêmico, pois é uma língua presente nos programas dos maiores centros de excelência de ensino em todo o mundo. Possuir o francês dá acesso a bolsas de estudos do Governo Francês.

Saiba mais http://www.bresil.campusfrance.org/

UMA LÍNGUA DA CULTURA E DAS VIAGENS

O francês é a língua internacional da gastronomia, segunda língua da internet, língua da literatura, da cultura, das ciências… É um idioma analítico, mas é também a língua do amor e das viagens. O conhecimento do francês facilita a aprendizagem de outras línguas, como as latinas e também o inglês, dado que o francês originou mais de 60% do vocabulário inglês atual.

Saiba mais http://br.rendezvousenfrance.com/

NOSSA EQUIPE
NOSSOS PROFESSORES
A SECRETARIA
NOSSA MEDIATECA
AUDITÓRIO - PATRICK HERPIN
NOSSOS ALUNOS
EM SALA DE AULA
NOSSOS ALUNOS EM UM MOMENTO GASTRONÔMICO

POR QUE SOMOS DIFERENTES?

  • Nosso foco é ensinar o francês: a língua francesa é a nossa língua, nossa ferramenta de trabalho e nossa paixão;
  • Somos o único centro oficial do Rio Grande do Norte, reconhecido pelo Ministério da Educação Nacional, do Ensino Superior e da Pesquisa Franceses e pelo Bureau do Quebec no Brasil;
  • Única instituição que realiza procedimentos para estudar na França e apoia os alunos interessados em realizar intercâmbios no exterior, juntamente ao Campus France Brasil e à rede das Alianças Francesas na França e no Canadá;
  • Utilizamos os métodos pedagógicos e os recursos técnicos mais avançados no ensino da língua, com abordagem comunicativa, materiais autênticos e ferramentas multimídia;
  • Possuímos diferentes modalidades de cursos em todos os níveis e para todas as idades: regulares, intensivos, temáticos e “à la carte” (aulas particulares). O ensino em cada nível é baseado em métodos comunicativos que enfatizam o francês oral e a participação ativa dos alunos;
  • Os alunos da Aliança Francesa têm os seguintes benefícios: Convênios com instituições e empresas parceiras; Culturethèque  (biblioteca digital exclusiva) e a Mediateca com o maior acervo em francês do RN. Além disso, faz parte de uma rede de 850 Alianças Francesas em todo mundo;
  • Testes e exames de comprovação de proficiência oficiais  reconhecidos internacionalmente  (DELF/DALF, TEF/TCF e DAEFLE);
  • A Aliança Francesa realiza teste de nivelamento de francês com o intuito de encaminhar o aluno a um dos níveis – do A1 ao B2- do Quadro Europeu das Línguas (CECR), reconhecido internacionalmente.