50° aniversário de Maio 68

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA – 02/04/2018 – 15/04/2018
GALERIA JOSE VALÉRIO CAVALCANTI – ALIANÇA FRANCESA DE NATAL

2018 marca o 50° aniversário das manifestações de Maio 68. Nesta ocasião, a associação dos amigos de Philippe Gras, a produtora Quatro Planetas Filmes, com o apoio da a Cinemateca Francesa e o Instituto Francês junto à Delegação Geral das Alianças Francesas no Brasil e, A Aliança Francesa de Natal tem o prazer de ser a primeira da rede a receber e propor em Natal essa exposição original, apresentada pela primeira vez numa turnê nacional ao público brasileiro.

A exposição é composta por 43 fotografias inéditas, realizadas durante os eventos de maio de 1968 em Paris pelo grande fotógrafo Philippe Gras: foram descobertas em seus arquivos depois do seu desaparecimento em 2007. A reportagem fotográfica de Philippe Gras se destaca entre toda a documentação já conhecida, primeiramente pela qualidade artística das suas imagens, depois pelo olhar empático e distanciado em todos esses acontecimentos.

Uma série complementar de filmes « MAI 68, un étrange printemps », realizada pelo historiador e cineasta Dominique Beaux, apresenta testemunhos de personalidades e desconhecidos do mundo político, dos partidos, da função pública, das forças policiais, dos sindicatos, que ajudam a nos aproximar da realidade desta época. A série nos proporciona uma releitura dos eventos pelo olhar de testemunhas poucos solicitadas e ajuda a entender as forças e as dificuldades de uma ordem que vacilava em suas bases.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *